EUA: 51% suspeitam de danos cardíacos causados pela vacina COVID-19, mostra pesquisa

O levantamento foi conduzido pelo prestigiado instituto Rasmussen Reports
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil.

Uma pesquisa nacional realizada nos Estados Unidos revelou que 51% dos adultos acreditam ser provável que as vacinas contra a COVID-19 tenham causado inflamações no coração de pessoas vacinadas — um efeito colateral conhecido como miocardite ou pericardite. Desse total, 29% consideram essa hipótese “muito provável”.

O levantamento foi conduzido pelo prestigiado instituto Rasmussen Reports entre os dias 22 e 26 de maio de 2025, com 1.216 participantes. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

O resultado surge após uma orientação da FDA (Food and Drug Administration), no início de maio, exigindo que os fabricantes de vacinas atualizassem seus alertas sobre os riscos de problemas cardíacos associados ao produto. A agência citou especificamente os casos de miocardite (inflamação do músculo cardíaco) e pericardite (inflamação da membrana ao redor do coração).

As opiniões variam de acordo com a filiação política. Entre os republicanos, 69% acreditam que é ao menos relativamente provável que muitos tenham desenvolvido inflamações cardíacas após a vacinação. Entre os democratas, esse número cai para 39%. Já entre os independentes, 49% compartilham dessa preocupação.

Fonte

Questions – COVID-19 Vaccine – May 22 and 25-26, 2025 – Rasmussen Reports®


Facebook
X
Telegram
WhatsApp
Facebook
Foto de Redação MPV

Redação MPV

Equipe de jornalismo do MPV - Médicos Pela Vida, uma associação médica com milhares de associados que se notabilizou no atendimento da linha de frente da COVID-19.

Pesquise no site do MPV