Estudos
Aqui ficam notícias sobre os estudos que se mantém relevantes no momento atual da COVID-19 e outras doenças.

Estudo comprova eficácia da vacina BCG contra a Covid-19
2 de dezembro de 2025
Meta-análise com mais de 16 mil participantes demonstra que vacina centenária reduziu mortalidade em 51% durante a pandemia

BMJ expõe portas giratórias no Brasil: 44% dos chefes da Anvisa e ANS vão para o setor privado
25 de novembro de 2025
“Quase metade dos executivos que trabalhavam nas duas principais agências reguladoras federais de saúde do Brasil começaram ou terminaram trabalhando para empresas privadas regulamentadas por essas agências”, conclui o estudo.

Vacinas contra COVID-19 elevam em 84% o risco de necessidade de diálise, indica estudo com 2,9 milhões de pacientes
13 de novembro de 2025
Estudo também mediu mortalidade geral: com a Pfizer, a mais usada no Brasil, risco de morte por todas as causas subiu 20%.

Estudo confirma: lockdowns causaram desastre na saúde pública com efeitos prejudiciais em mais de 90% dos indicadores sociais e mentais
9 de novembro de 2025
Revisão sistemática de 132 estudos revela que medidas restritivas impactaram desproporcionalmente populações vulneráveis; pesquisadores alertam para a necessidade de políticas mais equilibradas em futuras crises.

Vacinas COVID elevam em até 69% o risco de câncer, aponta estudo com 8,4 milhões de pessoas
1 de outubro de 2025
Dados de longo prazo começaram a sair. Pesquisa comparando diretamente vacinados com não vacinados após um ano indica elevação significativa na incidência de tumores, variando conforme tipo de vacina e perfil demográfico.

Estudo na The Lancet comprova eficácia da vitamina D: até 34% menos risco de covid e gripe
18 de setembro de 2025
Pesquisa chinesa com mais de 100 mil adultos indica benefício preventivo da suplementação em altas doses

Vacinas da COVID-19 associadas a 54% mais chance de câncer de mama, conclui estudo italiano
5 de setembro de 2025
Após 30 meses de acompanhamento, estudo com 300 mil pessoas na Itália aponta aumento de 62% no câncer de bexiga e 35% no cólon e reto entre vacinados.

Eficácia negativa: doses de reforço da vacina COVID-19 aumentam a chance de doença semelhante à gripe em até 70%, conclui estudo da Nature
13 de agosto de 2025
As vacinas COVID-19 fazem exatamente o contrário do que era para fazer: elas aumentam a chance de você pegar a doença, em vez de reduzir.

Vacinas COVID-19 aumentam a chance de queda de cabelo em 26.6%, aponta estudo da Coréia do Sul
6 de agosto de 2025
O estudo que constatou aumento considerável já foi revisado por pares. Foi publicado no prestigiado periódico médico Annals of Dermatology.

Vacinação contra COVID aumenta o risco de doenças autoimunes em 23%, conclui estudo
25 de julho de 2025
Um estudo realizado em Israel, envolvendo quase 500 mil crianças, identificou um risco maior de doenças autoimunes após a vacinação contra a COVID-19. “Associação preocupantemente elevada”, disseram os cientistas.
